Publicado em: quinta-feira, 03/11/2011

Dilma reúne países do Brics antes da Cúpula do G20

Nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com os líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em uma reunião de pouco mais de uma hora. Este encontro foi fora da agenda da 6ª Cúpula do G20, que tem suas primeiras reuniões de trabalho também nesta quinta-feira, em Cannes, na França.

Os presidentes Jacob Zuma, da África do Sul, Dimitri Medvedev, da Rússia, Hu Jintau, da China e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh participaram da reunião com a presidente do Brasil. Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social) acompanharam Dilma. O assessor para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia também estava presente, assim como Valdemar Carneiro Leão, negociador-chefe do Brasil no G20.

A expectativa dos países europeus é pelo anúncio de que os emergentes irão ajudar o Fundo Europeu de Estatização Financeira, feito a fim de acabar com as contas dos países mais endividados, como é o caso da Grécia. O Brasil não rejeitou a hipótese de ajuda, desde que esta seja feita através do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A 6ª Cúpula do G20 começa nesta quinta-feira. Na cúpula, os líderes de governo e autoridades das 20 maiores economias mundiais se reúnem para discutirem assuntos que importam a todo o planeta. Estão marcados na agenda do evento almoços e jantares de negócios. Nas discussões, o assunto principal deve ser a crise da dívida pública na Europa.