Publicado em: sábado, 07/04/2012

Dilma quer apoio de Barack Obama para o Rio 20

Dos dias 13 a 22 de junho, será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio 20. A conferência é o tema central de um dos encontros da presidente Dilma com o líder dos Estados Unidos, Barack Obama. Dilma solicita a Obama mais empenho para que os norte-americanos estejam participantes atuantemente no evento.

O que estiver ao alcance das autoridades do Brasil, a conferência deverá ser uma referência mundial na defesa do meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento sustentável e inclusão social. A proposta é que mais de 100 líderes de nação e primeiros ministros estejam presentes. Antes disso, reuniões técnicas e discussões ocorrerão.

Durante sua participação na 4 ª Cúpula do Brics, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na Índia, a presidente Dilma Rousseff fez um convite aos presentes para que participassem da Rio 20. Na última semana, autoridades que estavam presentes em uma conferência na Argentina destacaram a importância da presença de todos no evento brasileiro.

Diálogo

Nas conversas com Obama, a presidente brasileira irá ressaltar a importância das políticas de incentivo dos Estados Unidos para a área de ciência, tecnologia e inovação. No momento, ela ainda pretende citar o programa federal Ciência sem Fronteira, que tem a meta de enviar 100 mil pesquisadores do Brasil para o exterior até 2014.

Durante o evento na Índia, Dilma fechou ainda acordos para aumentar a cooperação entre universidade da Índia e do Brasil, com o envio de pesquisadores do programa federal. No caso dos indianos, as pesquisas são bem significativas nos campos de tecnologia de ponta e na indústria farmacêutica.