Publicado em: terça-feira, 18/10/2011

Dilma participa hoje da Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas

Nesta terça-feira, dia 18 de outubro, a presidente Dilma Rousseff participa da 5ª Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas, em Petrória, na África do Sul. Esta Cúpula é formada pelos países Índia, África do Sul e Brasil, que se destacam pelo crescimento econômico e tem papel de importância na comunidade internacional. Os três países querem mostrar uma mesma posição sobre a crise internacional na Cúpula do G20 (que engloba as 20 maiores economias mundiais.

Brasil, Índia e África do Sul ainda defendem mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas e no Fundo Monetário Internacional (FMI). Os países desejam ter espaço fixo em ambos os órgãos. Além disso, também são desfavoráveis as soluções militares para acabar com os conflitos na Líbia.

A presidente Dilma terá, primeiramente, uma conversa reservada com Jacob Zuma, presidente da África do Sul. Após isso, os dois se reunirão com Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia. Um dos assuntos da reunião dessas autoridades é a determinação de uma mesma posição sobre a crise na economia internacional. Essa decisão deve ser apresentada nos próximos dias 3 e 4, na Cúpula do G20, na França.

Outro tema que será abordado na reunião é o desenvolvimento sustentável, assunto este que será principal na Conferência Rio+20, que acontecerá no próximo ano no Rio de Janeiro. No da tarde de hoje, a presidente Dilma Rousseff vai para a capital de Moçambique, Maputo. Ela volta para o Brasil na quinta-feira, dia 20 de outubro.