Publicado em: quinta-feira, 28/07/2011

Dilma participa da cerimônia de posse do presidente peruano, Ollanta Humala

Presidente recentemente eleito no Peru, Ollanta Humala, realiza a cerimônia de posse para o seu mandato na liderança do país nessa quinta-feira (28). A presidente Dilma Housseff desembarcou na noite de ontem (27) em Lima, capital do Peru, para fazer parte da celebração que marca o início do governo do seu novo companheiro de lideranças na América Latina. A vitória de Humala no Peru pode ser interpretada como uma influência do governo brasileiro nas outras regiões do continente.

Além de participar das solenidades destinadas ao novo presidente do Peru, a presidente brasileira vai à reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a qual acontece ainda hoje (28) durante a tarde. Os integrantes da Unasul sentiram a necessidade de marcar o encontro para definir novas estratégias de incentivo à integração entre os países após perceberem as consequências das crises econômicas que atingem os Estados Unidos e a Europa.

Já como presidente do país, Humala vai representar o novo posicionamento do Peru com relação a esse assunto, sendo que defenderá a ideia de união das nações Sul-Americanas. De acordo com o assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, “o continente tem que estar preocupado com a situação mundial porque estamos assistindo a modelos econômicos derretendo.”

Após ter vencido as eleições de Peru, Humala fez sua primeira viagem internacional como presidente ao Brasil, a qual aconteceu durante o mês de junho. Para justificar sua escolha, Humala explica que o Brasil é um exemplo a ser seguido por ter seu desenvolvimento econômico aliado à inclusão social.