Publicado em: terça-feira, 03/07/2012

Dilma manda parabéns por telefone para novo presidente mexicano

Nesta terça-feira (3), a presidente Dilma Rousseff telefonou para o novo presidente do México, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI) para lhe dar os parabéns por sua vitória nas eleições, que foram realizadas no domingo (1º).

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, a presidente brasileira afirmou que a conquista de Peña Nieto foi também uma “vitória para a América Latina”. A ligação durou aproximadamente 10 minutos, e Dilma disse ao novo mandatário mexicano que seu país está contente com sua vitória nas urnas. A presidente brasileira aproveitou a oportunidade para convidar o presidente mexicano para fazer uma visita ao Brasil antes de tomar posse. Peña Nieto deve ser empossado no dia 1º de dezembro.

Visita ao Brasil

Peña Nieto já aceitou o convite feito por Dilma e afirmou que fará em breve uma visita não somente ao Brasil como também em vários países sul-americanos. O novo presidente mexicano afirmou que o resultado das eleições demonstrou maturidade na democracia do país. A presidente brasileira também disse no telefonema que o Brasil está pronto impulsionar as relações entre os dois países.

Outros países também entraram em contato com Peña Nieto para parabenizá-lo. Segundo o Departamento de Estado norte-americano, o presidente Barack Obama fez uma ligação para o novo mandatário para lhe dar os parabéns e também manter a relação entre os países. O presidente da França, Fronçois Hollande, também ligou para parabenizar Peña Nieto por sua vitória.