Publicado em: quinta-feira, 05/04/2012

Dilma irá para os EUA fortalecer programa de bolsas, anuncia Mercadante

A presidente do Brasil Dilma Rousseff irá dar uma nova ênfase nos acordos que envolvem as bolsas de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação. Isso deve acontecer no dia 9 de abril, quando ela realizará uma visita aos Estados Unidos, onde será recebida por Barack Obama. Aloizio Mercadante, o ministro da Educação explicou que a agenda desta visita está marcada pela discussão sobre as pesquisas.

A expectativa do governo é conseguir fortalecer principalmente o programa federal “Ciência sem Fronteiras”, que prevê a concessão de com mil bolsas aos estudantes brasileiros até o ano de 2015. O encaminhamento dos alunos acontece para os seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Coreia do Sul e muitos outros.

Dilma também deve participar de uma palestra na Universidade de Harvard, em Boston, e pretende se reunir com cientistas do Brasil de alto nível, que atuam nos Estados Unidos, além de realizar uma visita no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT em inglês).

Mercadante ainda declarou que existe um grande interesse em estreitar as relações com os Estados Unidos em termos de investimentos. Os chefes das nações irão abordar questões de interesse bilateral, regional e multitarefal, que deve acontecer nos dias 14 e 15 de abril, na Cúpula das Américas, em Cartagena.