Publicado em: sábado, 31/03/2012

Dilma irá a encontro com Obama no dia 9 de abril

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dará prioridade aos países da América Latina no mês de abril. No dia 9, ele irá receber a presidente Dilma Rousseff. Será a primeira viagem oficial de Dilma aos Estados Unidos como presidente. Eles irão discutir assuntos relacionados à energia, comércio e negócios. Obama veio ao Brasil em março do ano passado.

Outro tema que poderá ser discutido entre Dilma e Obama é a situação da Síria e a maneira como o Brasil pode ajudar a pressionar o regime de Bashar al-Assad. De acordo com informações da Casa Branca, a ocasião também pode ser oportuna para que os dois países possam promover a integração para a 6ª Cúpula das Américas, que acontecerá em Cartagena das Índias, na Colômbia, nos dias 14 e 15 de abril.

Reuniões

Uma semana antes do encontro com Dilma, Obama irá se reunir com o presidente do México, Felipe Calderón, na próxima segunda-feira (2). Os dois líderes e mais o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, irão se encontrar para a Cúpula do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta). A reunião acontecerá em Washington, e os líderes irão discutir, de acordo com a Casa Branca, temas como segurança, crescimento econômico e energia.

Depois da 6ª Cúpula das Américas, o presidente norte-americano irá se encontrar com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Segundo a Casa Branca, os chefes de Estados irão tratar sobre “assuntos bilaterais, regionais e globais”. Eles pretendem fazer uma análise sobre os avanços com relação ao plano adotado pela Colômbia para dar início ao Tratado de Livre-Comércio (TLC), que foi assinado em 2006.