Publicado em: sexta-feira, 21/02/2014

Dilma inaugura novo Beira-Rio

Dilma inaugura novo Beira-RioApós a conclusão de suas obras para a Copa do Mundo, o Beira-Rio já chegou a receber uma partida oficial, realizada no último final de semana. Contudo, o local ainda não havia sido inaugurado oficialmente, o que aconteceu nesta quinta-feira, 20 de fevereiro.

Este é o oitavo estádio da Copa do Mundo a ser entregue. Antes, já haviam sido concluídas as obras dos estádios de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Salvador, Natal e Recife. Dilma Rousseff já chegou a inaugurar também a Arena Amazônia (Manaus), mas as obras ainda não foram concluídas no local. Com a entrega do Beira-Rio, resta agora apenas a conclusão dos estádios de São Paulo, Curitiba e Cuiabá.

Primeiro estádio particular

Dentre os estádios particulares que sediarão a Copa do Mundo, o Beira-Rio foi o primeiro a ser entregue. Além dele, também são particulares a Arena da Baixada e o Itaquerão, ambos com obras em andamento. No último final de semana, o Beira-Rio já recebeu a partida entre Internacional e Caxias do Sul, que terminou com uma goleada de 4 a 0 dos colorados.

Na ocasião, apenas dez mil torcedores puderam assistir ao jogo, que serviu como um dos eventos-teste necessários para a realização do Mundial. Apesar de alguns problemas, como a recusa de torcedores organizados em ocupar suas cadeiras numeradas, o primeiro teste do Beira-Rio foi considerado um sucesso. Estruturalmente, o estádio aparenta não apresentar qualquer problema para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Cerimônia

Nesta quinta-feira, além de Dilma Rousseff, também estiveram presentes no estádio Tarso Genro, governador do Rio Grande do sul, José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, Aldo Rebelo, ministro do Esporte, Jérôme Valcke, secretário geral da FIFA, e o ex-jogador Ronaldo, além de membros da diretoria do Inter e do Comitê Organizador Local do Mundial.

A cerimônia de inauguração do Beira-Rio seguiu o protocolo de outros estádios já inaugurados. Antes do pontapé inicial, a presidente conheceu a nova estrutura do estádio, além de conversar com alguns dos operários responsáveis pela construção. Bem-humorada, Dilma foi a responsável pelo pontapé inicial no centro do gramado do Beira-Rio.

A diferença desta inauguração para outras foi a presença do time da casa na cerimônia. Alguns atletas do Inter, devidamente uniformizados, também entraram em campo e tiraram fotos com a presidente.

Reformas

A reforma do Beira-Rio custou R$330 milhões – destes, R$275 milhões foram obtidos através de financiamento estatal. Para ficar pronto, o estádio passou por dois anos de reformas. Agora, o Beira-Rio tem 50 mil lugares disponíveis, e receberá cinco partidas da Copa do Mundo: Austrália x Holanda, França x Honduras, Coreia do Sul x Argélia e Nigéria x Argentina já estão confirmadas. O estádio também receberá um quinto jogo, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

O Beira-Rio foi um dos estádios “sortudos” no sorteio para a Copa do Mundo. Além dos campeões mundiais França e Argentina, o estádio gaúcho também receberá a Holanda, que fez a última final da Copa do Mundo contra a Espanha.