Publicado em: quarta-feira, 25/01/2012

Dilma empossa novos ministros na presença de Lula

Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff empossou os novos ministros de Ciência e Tecnologia e Educação em uma cerimônia em com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está fazendo um tratamento contra câncer na laringe. O petista desceu a rampa do palácio com a ajuda da presidente e com os presentes cantando “olê, olê, olê, olá, Lula”.

O ex-presidente se sentou ao lado de Dilma no palanque e, quando tirou o chapéu que usa desde que começou o tratamento, foi aplaudido de pé por quem estava na cerimônia. Lula, porém, não se pronunciou durante o evento. Aloizio Mercadante assumiu o cargo de ministro da Educação, que era ocupado por Fernando Haddad. Marco Antônio Raupp, por sua vez, ficou no lugar de Mercadante no Ministério de Ciência e Tecnologia.

No início de seu discurso na cerimônia, Dilma fez uma saudação ao ex-presidente, a quem se referiu como “inesquecível”. Ela afirmou em seu discurso que era uma honra ter o “querido presidente Lula” de volta ao Palácio do Planalto. Este evento foi o primeiro oficial em que Lula esteve no Palácio do Planalto depois que passou a presidência para Dilma Rousseff, em 2011.

A troca destes ministros é a primeira parte da reforma ministerial que a presidente Dilma pretende fazer durante o ano. Ela irá indicar mais nomes para os cargos em que seus titulares são interinos ou irão participar de disputas eleitorais. Fernando Haddad saiu da pasta do Ministério da Educação para poder disputar a eleição municipal de São Paulo.