Publicado em: terça-feira, 07/10/2014

Dilma e Aécio retornarão essa semana com tempo igual na propaganda eleitoral

Dilma e Aécio retornarão essa semana com tempo igual na propaganda eleitoralApós o primeiro turno das eleições, os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) devem voltar as propagandas eleitorais na TV e no rádio ainda essa semana, na quinta ou na sexta-feira (10), e agora, será com tempo igual para pedir votos; cada um terá 20 minutos por dia de propaganda. Segundo estão estabelecidas as regras eleitorais, a propaganda no segundo turno começará 48 horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar o resultado do primeiro turno das eleições.

De acordo com o ministro Henrique Neves, do TSE, o tribunal deverá anunciar oficialmente o resultado nessa terça-feira (7), às 19h. A partir disso, os partidos estão liberados para dar continuidade a campanha no rádio e TV na próxima quinta (9). Os partidos, PT e PSDB conversarão afim de entrar em um acordo para que as propagandas entrem no ar na sexta-feira (10). Henrique Neves explica que se os partidos concordarem, o TSE não irá se opor e eles poderão começar a propaganda na sexta mesmo.

Diferenças entre o primeiro e segundo turno

No primeiro turno, Dilma ganhou um espaço quase três vezes maior na TV e rádio do que o tucano, ao todo 11 minutos e 48 segundos, contra 4 minutos e 31 segundos. Já no segundo turno, as propagandas serão diárias, se segunda a domingo, diferente do primeiro turno os vídeos na TV e campanhas no rádio foram transmitidas às terças, quintas e sábados. Dando início na próxima sexta, Aécio e Dilma terão 10 minutos às 7h, no rádio, e mais 10 minutos às 12h. Na televisão, os dois candidatos que disputam a Presidência da República terão 10 minutos às 13h e mais 10 minutos de vídeo às 20h30.