Publicado em: segunda-feira, 24/10/2011

Dilma diz que Pronatec será maior programa de educação profissional da história

Na manha desta segunda-feira (24), durante o programa radiofônico “Café com a Presidenta”, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o projeto Pronatec, que deve ser sancionado ainda nesta semana, será o maior programa de reforma da educação profissional da história do país. Segundo ela, ele poderá fazer a qualificação de mas de 8 milhões de estudantes e trabalhadores brasileiros.

“O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec, é a maior reforma da educação profissional já feita no Brasil. Serão R$ 24 bilhões em investimentos para oferecer, até 2014, 8 milhões de vagas em curso de formação técnica e profissional, para os estudantes do ensino médio e para os trabalhadores. Vão ser 5,6 milhões de vagas para cursos de curta duração, destinados à qualificação profissional de trabalhadores. E mais 2,4 milhões de vagas para cursos técnicos, voltados para os estudantes do ensino médio, com duração de pelo menos um ano”, disse.

A presidente também comentou sobre como deve acontecer o investimento junto aos núcleos de profissionalização de estudantes e trabalhadores. “Estamos construindo 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional, sendo que 35 ficarão prontas este ano. Estamos fazendo parceria com o sistema S – Senai e Senac – que só este ano irá ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para 630 mil vagas. Além disso, investimos R$ 1,7 bilhão na construção de 176 escolas técnicas estaduais, e também na reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades”, explicou.

De acordo com Dilma, o Pronatec também deve possibilitar o financiamento de diversos curso técnicos que são oferecidos em escolas particulares de educação profissional, bem como incentivar que as empesas realizem investimentos na área, uma vez que elas deixaram de ser tributadas.