Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

Dilma diz que empresa de Eike e Petrobrás podem ganhar com parcerias

Nesta quinta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff declarou que a OGX, empresa de petróleo e gás que pertence ao empresário Eike Batista, e a Petrobras podem se beneficiar com parcerias. Ela disse estar certa de que a OGX apresenta uma grande contribuição na área de produção de petróleo ‘offshore’ [alto-mar] no país. O discurso aconteceu durante evento que marcou, de forma simbólica, a extração do primeiro óleo da OGX, realizada no começo deste ano.

Dilma disse também que a Petrobrás tem provado isso ao abrir os caminhos do pré-sal. Ela argumentou ainda que atualmente, devido à grande quantidade de recursos nesta área, existe a possibilidade de contar com a participação não só da OGX, mas também de empresas privadas internacionais.

Otimista, Eike falou que espera que as parcerias entre EBX e OGX e os diferentes segmentos do Brasil sejam cada vez mais produtivas. Ele contou que a Petrobrás e a OGX estão mais próximas desde a posse da nova presidente da estatal, Maria das Graças Foster. O empresário frisou ainda que é natural que duas grandes empresas se ajudem e que desde a posse de Graça, aconteceu uma mudança significativa nesse convívio, tornando mais harmônico.

Ele declarou que uma das possíveis parcerias entre as duas companhias é uma troca de gás natural. A OGX tem reservas na bacia de Santos, contudo precisa usar o insumo em seu complexo industrial de Açu, no nordeste do Rio de Janeiro. “Nós receberíamos gás da Petrobrás aqui, via Cabiúnas, e entregaríamos gás em Santos, economizando gasodutos”, explicou.