Publicado em: terça-feira, 15/05/2012

Dilma divulga programa destinado a crianças de até seis anos

No último domingo (13), a presidente Dilma Rousseff realizou um pronunciamento em rede nacional, anunciando o lançamento do programa federal Brasil Carinhoso. A proposta do programa é desenvolver ações voltadas para saúde, educação e proteção de crianças que tenham até seis anos e vivam em condições de pobreza absoluta.

Na tarde de segunda feira foi realizado, no Palácio do Planalto, o lançamento oficial do programa. Foi a primeira vez que foi realizado um pronunciamento presidencial em comemoração ao Dia das Mães.

O programa é integrante do projeto maior Brasil sem Miséria e atuará em três eixos como complementação às ações do Bolsa Família. O principal eixo é o de garantir às famílias uma renda mínina de R$ 70 reais por membro, que tiver ao menos, uma criança de até seis anos.

Foco do atendimento

Os principais beneficiários serão os moradores das regiões Norte e Nordeste, devido sua carência tradicional, onde quase 80% das crianças nessas condições de pobreza vivem. “Ainda há gente vivendo na miséria absoluta e essa pobreza se concentra com mais força entre crianças e jovens. A pobreza é igualmente cruel regionalmente, é no Nordeste e no Norte onde ela está mais presente. É onde estão as crianças mais desprotegidas e mães e pais entregues à própria sorte. Muito ainda precisa ser feito e a situação se agrava em períodos de seca como ocorre agora no Nordeste. Por essas razões, o Brasil Carinhoso, mesmo sendo nacional, terá a máxima atenção a essas duas regiões mais pobres do País”, pronunciou Dilma.

O programa também pretende aumentar o acesso dessas famílias a medicação para tratamento de anemia e deficiência de vitamina A, disponibilizando ainda os medicamentos usados para o combate de asma. Outra ação é o aumento no acesso das crianças com esse nível de pobreza a mais creches.