Publicado em: quarta-feira, 21/09/2011

Dilma discursa na assembleia da ONU nessa quarta-feira

Na manhã dessa quarta-feira, dia 21 de setembro, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff fará o discurso de abertura da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Este é um importante momento, não somente para Dilma e para o povo brasileiro, mas também para a história mundial. Pois ela é a primeira mulher a abrir uma assembleia da ONU.

A presidente, que está em Nova York desde domingo, ensaiou o discurso diversas vezes. Na sua fala, ela pretende, de acordo com os assessores que foram com ela aos Estados Unidos, divulgar suas preocupações com relação ao desenvolvimento social, a economia mundial as questões ambientais e a preservação dos direitos humanos em todo mundo.

Dilma afirma que a emoção é muito grande e essa missão lhe dá “um frio na barriga”. A agenda da presidente nessa quarta-feira, porém, possui atividades fora da assembleia. Ela terá reuniões com os presidentes do Chile, Sebástian Piñera, da Colômbia, Juan Manoel Santos, do Peru, Ollanta Humala, e da França, Nicolas Sarkozy.

Dilma Rousseff permanecerá nos Estados Unidos até quinta-feira, dia 22 de setembro. Ela se reunirá com os principais líderes mundiais para conversas sobre uma das questões que mais preocupam a humanidade ultimamente, a segurança nuclear. Dilma também conversará amanhã sobre a diplomacia preventiva.