Publicado em: segunda-feira, 17/10/2011

Dilma desembarca na África do Sul

Na manhã dessa segunda-feira (17) a presidenta Dilma Rousseff desembarcou em Pretória, na África do Sul. A viagem é para a 5ª Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul). Dilma deve retornar ao Brasil na quinta-feira (20). Da África do Sul ela deve seguir para Moçambique e Angola – onde deve reforçar parcerias nas áreas de minas e energia, educação e saúde.

As discussões nas reuniões incluem crise econômica internacional – sob a ótica dos países que compõe o Ibas, que mostram avanças e crescimento na economia – e a o agravamento na crise de países mulçumanos. Os líderes dos países constituintes dos Ibas querem a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Eles querem um assento permanente e criticam as soluções militares para encerrar impasses. São posições opostas à dos Estados Unidos e da União Européia.

Outro assunto a ser tratados pela presidenta Dilma, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh é o agravamento da situação na Síria e Líbia e o desenvolvimento sustentável.

Na visita, Dilma estará acompanhada dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).