Publicado em: segunda-feira, 28/04/2014

Dilma comenta no Twitter sobre racismo contra Daniel Alves

A presidente Dilma Rousseff se manifestou nas redes sociais quanto ao racismo com que o jogador Daniel Alves foi tratado em uma partida entre o Barcelona e o Villarreal. Um torcedor jogou uma banana Dilma comenta no Twitter sobre racismo contra Daniel Alvesem campo em uma partida na Espanha. Dilma comentou o incidente através de sua conta no Twitter, nesta segunda-feira, dia 28 de abril.

Daniel Alves é lateral-direito do Barcelona e jogador da Seleção Brasileira de futebol. Depois de ter sido humilhado por um torcedor com uma banana ele teve uma atitude inusitada: simplesmente pegou a fruta de comeu. A presidente Dilma considerou a atitude do jogador como sendo ousada. Ela ressaltou que defende a realização da Copa do Mundo sem racismo no Brasil.

A presidente escreveu que a atitude do torcedor é algo que está muito comum nos estados, infelizmente. Ela falou que Daniel Alves teve atitude diante dessa situação lamentável. Depois do incidente na Espanha, outros atletas e artista fizeram uma campanha na internet. Os famosos aparecem comendo bananas com a hashtag #somostodosmacacos.

Neymar criou o nome da campanha e ele também atua no Barcelona. A ideia do jogador foi mostrar às pessoas que todo mundo tem a mesma origem e a única diferença entre uma pessoa e outra é a forma de tolerância. A presidente Dilma escreveu no microblog que o Brasil também está levantando a bandeira contra a discriminação racial.

Ela diz que os brasileiros irão mostrar ao mundo que a força desse povo vem justamente da diversidade e que ninguém tem vergonha disso. Muito pelo contrário, a população tem orgulho de dizer que é miscigenada.

Não é de agora que o racismo no futebol, ainda mais com brasileiros, é evidente. No mês de março deste ano, Dilma Rousseff recebeu duas pessoas que foram vítimas de racismo. Era o jogador do Cruzeiro chamado Tinga e o árbitro Márcio Chagas.

Em uma partida entre Real Garcilaso e Cruzeiro, na Libertadores, Tinga ouviu a torcida imitando macacos quando ele tocava a bola. Enquanto Márcio Chagas teve seu carro cheio de cascas de bananas, durante o campeonato gaúcho.