Publicado em: quinta-feira, 27/03/2014

Dilma comemora em Twitter, a aprovação do Marco Civil na Internet

Dilma comemora em Twitter, a aprovação do Marco Civil na InternetNa última quarta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff fez questão de expor sua opinião em sua conta no microblog Twitter acerca da aprovação do Marco Civil da Internet. Na Câmara a decisão, representou uma vitória na sociedade brasileira. A presidente afirmou que o texto é uma “ferramenta da liberdade de expressão, da privacidade do indivíduo e do respeito aos direitos humanos.” Após muita polemica em torno da votação, o texto do Marco Civil na Internet enfim foi aprovado no dia ontem. A proposta lançada que mantém os direitos e deveres dos internautas da rede irá agora para análise no Senado antes de ir à sanção presidencial.

Essa aprovação vem a favorecer e garantir o direito de privacidade e também a banalização da discriminação do tráfego de conteúdo. Dilma escreveu em sua conta que, a aprovação do Marco Civil da Internet pela Câmara dos Deputados, é mais uma grande conquista do povo brasileiro. Alega que, o projeto mostra o protagonismo do Brasil em um tema que o mundo debate, a segurança, a privacidade e a pluralidade na rede Marco Civil, ela usa ‘hashtags’ para ilustrar a postagem.

Alterações e excelência

Desde 2011 o projeto estava em pauta no Congresso e visa os princípios, garantias e direitos, protegendo o uso da internet no país. Mas o texto ainda não é fixo, no Senado ele poderá passar por alterações. Uma audiência pública que aconteceu no dia de ontem na Câmara, o ministro Paulo Bernardo, se pronunciou sobre o assunto e também concordou com a aprovação do projeto, classificando o texto como “excelente”, segundo o ministro, o projeto agrada por ser equilibrado. Ele dá sua opinião dizendo que, acha excelente a aprovação do Marco Civil pela Câmara. Uma vez que o projeto foi bastante discutido, até mesmo com maior estresse em comparado com outros projetos que passam pela Câmara, mas isso só reforça que havia uma preocupação muito grande dos parlamentares e dos partidos em relação a esse projeto.