Publicado em: terça-feira, 31/01/2012

Dilma chega para sua primeira visita oficial a Cuba

No final da tarde desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff desembarcou na capital de Cuba, Havana, para a sua primeira visita como chefe de Estado na ilha caribenha. A presidente fez a viagem na companhia dos ministros Fernando Pimentel (do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alexandre Padilha (da Saúde), e do chanceler Antonio Patriota (das Relações Exteriores).

Dilma não concedeu nenhuma entrevista em sua chegada no aeroporto e se dirigiu para o hotel onde ficará durante a visita. A presidente deve focalizar as discussões em questões econômicas, aproveitando a chance causada pelo avanço na abertura econômica, deixando de lado a questão sobre os direitos humanos no país.

A viagem de Dilma ao país caribenho deve acontecer até a manhã de quarta-feira. A vista da presidente brasileira acontece depois de uma semana da liberação da última parcela do empréstimo feito pelo governo brasileiro de US$ 682,15 milhões, utilizados para a ampliação do poro de Mariel, localizado a 40 km da capital. Depois da visita a Cuba, a presidente deve seguir viagem para o Haiti.

A obra de ampliação do porto é realizada pela empresa brasileira Odebrecht, e deve ser concluída em janeiro de 2013. Na obra está inclusa uma “zona especial de desenvolvimento”, que deverá instalar indústrias de exportação e também do mercado local. A visita da presidente também verá a decisão do Partido Comunista do país sobre estabelecer dois mandatos de cinco anos para os cargos políticos e estatais do governo cubano.