Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Dilma chega aos Estados Unidos para encontrar Obama

A presidente brasileira Dilma Roussef realizou ontem o desembarque em terras americanas, em Washington, na capital dos Estados Unidos, iniciando sua visita ao país. A presidente desembarcou no final da tarde e, de acordo com a previsão da agenda oficial, encontrou-se com empresários brasileiros que estão acompanhando a viagem.

A agenda de hoje (9) indica que Dilma irá se encontrar com presidente americano Barack Obama. Depois desta reunião, Obama irá oferecer um almoço para a líder brasileira. No período da tarde, Dilma irá participar do encerramento do evento Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários e do seminário “Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI”. Após este encerramento, ela se encontrará com empresários do país.

Depois dos encontros e reuniões, Dilma deve viajar até Boston, onde irá visitar duas universidades renomadas do país e se encontrar com estudantes, pesquisadores e bolsistas brasileiros que atuam nos Estados Unidos. Na manhã de terça-feira (10) é quando está agendada a volta da chefe de nação do Brasil.

Boas relações

Esta viagem da presidente brasileira vem como uma forma de retribuição a visita do presidente norte americano Barack Obama ao Brasil, em março do ano passado. Segundo informações liberadas pelo Itamaraty, o principal tema do encontro está relacionado a comércio, agendas regional e global e educação.

Acompanham Dilma Rousseff na comitiva presidencial diversos ministros, entre eles Antônio Patriota, das Relações Exteriores, Aloizio Mercadante, da Educação, Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, Aguinaldo Ribeiro, das Cidades e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicações.