Publicado em: quinta-feira, 27/10/2011

Dilma aprova Pronatec e deve investir R$ 24 bi em ensino técnico

Nesta quarta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff sancionou o Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) em uma cerimônia que aconteceu no palácio do Planalto. O evento contou com a participação de quase todos os ministros.

Com o Pronatec, deve ser investido R$ 24 bilhões até 2014 no ensino técnico. Dessa forma, o governo espera abrir 8 milhões de novas vagas nos cursos que realização a formação profissional e técnico. O programa tem como objetivo chegar aos trabalhadores e alunos no ensino médio de todo país. de acordo com o governo, 5,6 bilhões de vagas são destinados aos cursos de curta duração e 2,4 milhões para os cursos de nível técnico com duração mínima de um ano.

Para a presidente Dilma, “a educação é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento”, disse durante o seu discurso.

‘No nosso caso, estamos numa fase em que nós completamos o primeiro movimento, da universalização da educação e agora nós estamos buscando da creche ao pós-graduação modificar a qualidade da educação no Brasil. Hoje temos um desafio de assegurar capacitação para os nossos jovens, trabalhadores e adultos que, no passado, não tiveram oportunidade dessa qualificação”, apontou a presidente.