Publicado em: segunda-feira, 25/06/2012

Dilma anuncia 40 mil vagas em cursos na área de turismo pelo Pronatec

Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, dia 25 de junho, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, oferecerá pelo menos mais 40 mil vagas em cursos de turismo no Brasil. A estimativa é que até 2014, quando ocorrerá a Copa do Mundo de 2014, o governo federal já tenha disponibilizado aproximadamente 240 mil vagas em cursos de pelo menos 30 áreas ligadas ao turismo, como por exemplo, de agentes de viagem, garçom, camareira e recepcionista de eventos.

Governo também oferta cursos de línguas estrangeiras em 116 cidades

Além disso, o governo também anunciou hoje pela manhã, durante a entrevista no Café com a Presidenta, que o governo também já deve abrir mais 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras para capacitar as pessoas para o trabalho durante a Mundial. Dilma anunciou que os cursos serão gratuitos e serão ofertados em 116 cidades. As 12 capitais que sediarão os jogos do mundial terão prioridade, assim como os municípios vizinhos e aquelas cidades mais distantes, mas que são procuradas pelo turismo conhecido internacionalmente. Dilma disse ainda que os interessados deverão se inscrever pelo site do Ministério do Turismo na internet entre os dias 29 de junho e 16 de julho.

Os dados sobre turismo no país mostraram elevação em 2011, com crescimento de 6%. Isso equivale ao dobro da média mundial anunciada. Esse setor tem aumentado o número de empregos já que pelo menos 2,8 milhões de trabalhadores fazem parte deste setor em todo o país. Segundo Dilma esse aumento se deve ao aumento de estrangeiros visitando o país, assim como pelo desenvolvimento do turismo interno. Enquanto os desembarques de estrangeiros somaram 5,43 milhões de pessoas, os desembarques domésticos chegaram a 79 milhões. Isso significa, segundo a presidente, que além dos estrangeiros que visitam o Brasil, há uma quantidade muito maior de brasileiros viajando.