Publicado em: quinta-feira, 26/04/2012

Dilma anuncia 12 mil bolsas para estudantes brasileiros no Canadá

Dilma Rousseff, a presidente do Brasil, anunciou na última terça-feira (24) que o governo federal pretende conceder 12 mil bolsas de estudos para cidadãos brasileiros que tenham interesse em cursar a graduação, doutorado e pós no exterior, mais especificamente, no Canadá.

Foi logo após uma reunião com o governador geral do Canadá, David Johnston, que o anúncio foi feito, no Palácio do Planalto. Essas bolsas de estudo integram o programa federal Ciência sem Fronteiras, que estimula o estudo no exterior. Até 2014, o programa espera conceder mais de 100 mil bolsas.

O foco na parceira com o Canadá é dentro dos campos: ciências da computação, ciências médicas, engenharia, biologia, química, física e matemática. A presidente destacou que o Canadá tem excelentes universidades no campo das exatas.

Dilma ressaltou ainda que o alto nível da qualidade das universidades canadenses irá fazer muita diferença, aliada as relações que a bolsa irá permitir, no caso de estudo e estágios.

O representante David Johnston foi recebido por Dilma em uma reunião bilateral ocorrida no Palácio do Planalto. Johnston afirmou que o Canadá é atualmente o principal destino para a população brasileira buscar pelo ensino do inglês como uma língua secundária.

O governador–geral do Canadá elogiou ainda o programa de intercâmbio, o Ciência sem Fronteiras, destacando que o Brasil tem atuado de forma amigável em discussões e fóruns em todo o mundo.