Publicado em: quarta-feira, 25/01/2012

Dilma afirma que Enem terá duas edições em 2013

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (23) Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com duas edições em 2013. A presidente participou da cerimonia que marcou a bolsa de número 1 milhão oferecida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Ela sua fala, ela comentou que a prova pode “melhorar ainda mais”. Na semana passada, o Ministério da Educação cancelou a edição do exame que era prevista para abril, determinando apenas uma edição nesta ano.

Durante o encontro, Dilma foi questionada pelos presentes se em 2013 o Enem passará a contar com duas edições anuais. “Tem de lutar por isso. Nós melhoramos, vamos melhorar ainda mais e vamos ter depois, no ano que vem, duas edições, isso em concordância com o ministro, até por sugestão do ministro”, afirmou.

Ela ainda aproveitou para defendeu o Prouni. Ela comentou que o sistema de vestibular tradicional é “antiquado e antigo”. “O Prouni também teve de ter suas adaptações, suas melhorias. É assim que se faz programa de governo, é com muita humildade. […] Nós somos humanos. Quando tem erro, a gente tende a aprimorar. Ninguém está dizendo que nada é perfeito”, comentou.

Dilma aproveitou para comentar sobre a ampliação do Enem a aceitação de diversas universidades estudais e federais que passaram e integrar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos em um banco de dados através da nota na prova. Ela ainda elogiou a atuação do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

“Já adianto meus agradecimentos dizendo que essa visão do ministro Fernando Haddad foi muito importante para o nosso projeto que começa do governo Lula e tem continuidade no nosso governo”, disse.