Publicado em: quinta-feira, 08/12/2011

Diego Rivera recebe homenagem do Google com doodle especial

Sempre quando há alguma data importante para a humanidade, o Google faz uma homenagem para comemorar através de seu Doodle. Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, o homenageado é o pintor mexicano Diego María de la Conecpción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera. Mas o mundo o conhece apenas por Diego Rivera.

Neste dia 8, o pintor estaria comemorando seu 125º aniversário e o Google o homenageia com o um doodle especial em sua página de entrada. Diego Rivera era de origem judaica, porém ateu. Ele foi um dos maiores pintores latino-americanos e estudou na Academia de Bellas Artes de San Carlos, na Cidade do México.

Depois disso, foi para a Europa com o benefício de uma bolsa de estudos, onde pode ter contato com vários artistas de renome, como Salvador Dalí, Pablo Picasso e Juan Miró. Ele criou, junto com David Siqueiros e José Clemente Orozco, o movimento muralista mexicano. Através deste movimento, os artistas acreditavam que somente o mural poderia redimir o povo que se esqueceu da civilização pré-colombiana e voltou sua cultura para a Espanha.

Ele desenvolveu mais de dois mil quadros, aproximadamente quatro mil metros quadrados de pinturas em murais e cinco mil desenhos. Ele foi casado com a pintora russa Angelina Beloff, com quem teve um filho. Depois da mort de Angelina, Diego Rivera casou-se com a pintora mexicana Frida Kahlo. Ele faleceu em 24 de novembro de 1957.