Publicado em: quinta-feira, 08/12/2011

Diego Rivera homenageado pelo Google

A página inicial desta quinta-feira (8) do site de buscas Google tem um ‘doodle’ publicado em homenagem ao pintor mexicano Diego Rivera, cujo nome completo é Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera. A data da publicação da ilustração representa o dia em que o pintor completaria 125 anos de vida, sendo que Rivera nasceu em 1886. O pintor era de origem judaica e faleceu em 24 de novembro de 1957.

O começo do estudo mais aprofundado de Rivera aconteceu na Academia de Bellas Artes de San Carlos, na Cidade do México. Depois, Rivera partiu para a Europa ao ser escolhido para uma bolsa de estudo, sendo que o pintor viveu por lá entre 1907 e 1921. Durante essa época, Rivera conheceu Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e o arquiteto catalão Antoni Gaudí, nomes que influenciaram a sua obra.

Quando Rivera estava morando em Madri, na Espanha, conheceu sua primeira esposa, a pintora russa Angelina Beloff. O casamento resultou em um filho, mas, logo depois, Beloff faleceu. Rivera foi um dos artistas que deu início ao movimento muralístico, que visava mostrar a grandeza da cultura artisticamente com obras em mural.

A segunda esposa de Rivera foi Frida Kahlo, com quem nunca conseguiu ter filhos por conta de um acidente que ela sofreu. Porém, Rivera engravidou a irmã de sua mulher, Cristina, uma das suas amantes, ao menos seis vezes. A autópsia de Kahlo indicou que ela pode ter sido envenenada por uma das amantes de Rivera.