Publicado em: segunda-feira, 28/11/2011

Dicas para fazer compras online com tranquilidade

Com o final do ano chegando, muitas pessoas vão procurar comprar seus presentes de Natal em lojas virtuais, que podem ter preços melhores do que aqueles oferecidos nos estabelecimentos físicos da mesma empresa. Para tentar evitar o maior número de problemas, uma coluna especial sobre compras na internet foi escrita para o portal G1, com o objetivo de auxiliar os internautas na hora de realizarem transações financeiras pela internet.

Entre as dicas oferecidas está a necessidade de fazer as compras com antecedência, da mesma maneira como se fosse uma loja tradicional. Isso se justifica por existir a possibilidade de as lojas atrasarem a entrega dos produtos, tanto por questões de estoque quanto pelo envio do ítem errado ao comprador. Por isso, não tem como confiar na empresa para que o produto em questão chegue no momento planejado. Outra sugestão é fazer a pesquisa de preços antes de fechar uma compra.

A internet facilita que isso seja feito pelo próprio computador, pois é possível coferir os sites de todas as grandes empresas. Nesse sentido, é importante destacar que vale desconfiar de ofertas muito boas. Se o preço de determinado produto estiver abaixo do preço de mercado, essa oferta pode, na verdade, acabar sendo um golpe.

Para conhecer um pouco da empresa antes de confiar que ela vá fazer o serviço corretamente, uma alternativa é procurar por depoimentos de outros clientes que ficaram satisfeitos com a compra. Algumas pessoas publicam relatos em outros sites, pois aqueles publicados no endereço oficial da empresa podem facilmente ser manipulados.