Publicado em: quinta-feira, 13/09/2012

Dicas ensinam a fotografar com qualidade

Dicas ensinam a fotografar com qualidadeA máquina de fotografia é um acessório que está presente na maioria das famílias brasileiras. E é item obrigatório na hora de qualquer confraternização ou viagem. Isso graças a acessibilidade que a revolução digital trouxe. Mas é possível ir além das fotografias caseiras e com uma máquina comum tirar fotos dignas de um artista da fotografia.

As principais dicas para aqueles que querem ir além das fotos de família, são simples técnicas já usadas pelos grandes fotógrafos. A começar pela estabilidade da câmera, indispensável na hora de apertar o botão e eternizar um momento ou uma cena. Mesmo com os programas de estabilidade que já vem nas câmeras mais modernas, o indicado é firmar a mão na hora do x.

Outra dica preciosa dos fotógrafos é o ângulo. É indispensável que você tenha uma visão da cena inteira. Os macros, aquelas fotografias mais aproximadas também são importantes que sejam regulados pelo modo especifico para esse tipo de foto, assim não ficarão desfocados. A iluminação também é importante que esteja regulada, tanto para modo noturno quanto para externo. São dicas simples que farão a diferença na hora de rever o momento, segundo alguns fotógrafos.

A composição da foto também conta para ir além das fotos caseiras. É aconselhado que não centralize o objeto ou a pessoa na fotografia. É interessante deixar o objetivo deslocado mais para esquerda ou direita e pegar assim um pouco do cenário também.

As dicas também são para cuidados com a máquina. Nunca deixe o aparelho solto na bolsa ou sem uma proteção. Um risco na lente fotográfica pode comprometer a qualidade da imagem.

A revolução digital

Com a substituição das máquinas fotográficas que usavam filme pelas digitais, é possível carregar uma na bolsa sem muito peso. A quase extinção da revelação e ampliação química também favoreceu. É possível ter todas as fotos no computador ou em CDs e pen drives, mais fácies de guardar. Até mesmo o uso dos celulares com câmera facilitou a expansão do congelamento de um momento.