Publicado em: segunda-feira, 02/07/2012

Diamantes da monarquia britânica são colocados em exposição

As comemorações dos 60 anos de poder da rainha Elizabeth II ainda não tiveram fim. Desta vez, o público poderá conhecer belíssimas jóias da família real em uma exposição. O palácio de Buckingham, localizado em Londres, no Reio Unido, começou a expor os diamantes da monarquia do país, peças únicas e com valor impagável.

A coleção que compõem a exposição de peças da monarquia britânica reúne alguns dos maiores diamantes já encontrados no planeta. Esta é a primeira vez que as peças são expostas juntas. Dentre os diamantes da exposição, existem aqueles que foram presentes e também itens herdados de geração para geração.

Peças da exposição

Entre as peças da exposição do palácio de Buckingham, está, por exemplo, uma espada desenvolvida com três mil diamantes. Esta peça foi um presente de um marajá da Índia, em 1901, para o Rei Eduardo 7º. Quem dá as explicações sobre as peças da exposição é a curadora Caroline de Guitaut. Muitos dos diamantes da coleção da monarquia britânica são provenientes da Índia. Outras fontes de diamantes para o império eram a África do Sul e o Brasil.

A exposição dos diamantes da realeza também traz uma coroa encomendada em 1870, pela Rainha Vitória. A peça é pequena e traz diamantes sem cor, o que remete que a rainha estava de luto por seu marido, príncipe Albert, que faleceu anos antes da confecção da coroa. A curadora explica que, com o passar do tempo, os diamantes fizeram com os monarcas mostrassem que eram soberanos, pois este é um símbolo claro do poder.