Publicado em: quarta-feira, 04/09/2013

Diabetes: Suco de frutas pode aumentar risco de doença

DiabetesDe acordo com as informações divulgadas por um estudo que foi publicado em um jornal especializado em medicina da Grã-Bretanhã, o British Medical Journal, quem come mais frutas, mais especificamente mirtilo, que também é conhecida como blueberrie, maças e uvas tende a diminuir as chances de desenvolver a diabetes do tipo dois.

No entanto, quando a pessoa opta por ingerir o suco dessas frutas logo cedo – que até então era considerado um hábito saudável – aumenta o risco dela desenvolver a diabetes do tipo 2, por conta da maior quantidade de açúcar presente nos sucos dessas frutas, já que o suco contém mais frutas do que quando as ingerimos em estado natural. O consumo pela manhã também aumenta as chances de desenvolver a doença, já que nesse período do dia o nosso corpo absorve o açúcar dos alimentos mais rápido.

Quando ingerida em seu estado natural, o mertilo diminui o risco de diabetes do tipo 2 em 26%, enquanto as outras frutas (maçã e uva), servidas em três porções por dia, diminuem o risco da doença em 2%.

Estudo foi realizado nos Estados Unidos com 187 mil voluntários

A pesquisa foi feita com base na dieta de 187 mil pessoas que vivem nos Estados Unidos. Dos voluntários que participaram da pesquisa, 6,5% desenvolveram diabetes tipo 2. Os profissionais usaram questionários para saber com que frequência os pacientes consumiam frutas e quais eram as porções. As frutas avaliadas na pesquisa eram mirtilos, morangos, toranja – que também é conhecida como grapefruit, laranjas, pera, damascos, ameixa, pêssego, uvas ou passas.

Com base nos questionários, os cientistas puderam comprovar que o consumo de três porções semanais de mirtilo, de uva, passas maça e peras reduziram bastante o risco dos pacientes desenvolverem o tipo 2 da diabetes.