Publicado em: sexta-feira, 13/07/2012

Dia Mundial do Rock é comemorado em todo o país

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rock, o estilo musical possui fãs no mundo inteiro e o dia 13 de julho é marcado com shows e eventos em todo o Brasil para celebrar a data. Várias cidades hoje recebem bandas de diversas partes do mundo. São Paulo, a cidade mais populosa do país, será palco de shows durante o dia todo. A noite no Via Funchal acontece uma homenagem a grandes nomes do rock mundial: Pink Floyd, Queen e U2, com bandas covers internacionais vindas da Argentina e da Itália. O rock nacional tem vez com Velhas Virgens no Hangar 110 e com Made In Brazil no SESC Ipiranga.

Para os amantes do rock que preferem ficar em casa ou que não podem estar em São Paulo, canais da TV fechada trazem programação especial para o Dia Mundial do Rock. A MTV e o Multi Show estão passando clipes e reprisando shows o dia todo. O programa Arquivo Musical, do Multi Show, estará passando documentários sobre bandas de rock até o dia 30 desse mês. O canal SESC TV também está com programação especial para o dia de hoje.

A data nasceu em 1985, com o Live AID, um evento enorme organizado por Bob Geldof, que aconteceu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O evento tinha como objetivo a conscientização para o fim da fome na Etiópia e reuniu mais de 10 grandes bandas de rock da história, entre elas The Who, Led Zeppelin, BB King, Paul McCartney e Phill Collins, que tocou nos dois países. O evento foi transmitido para vários países do mundo e a Dara foi consagrada como o Dia Mundial Do Rock. Em 2005, Geldof organizou outro evento para pressionar o G8 a perdoar a dívida externa dos países em situação de miséria. Na data a banda Pink Floyd tocou junta depois de 20 anos.

E hoje se comemoram 44 anos da primeira apresentação do grupo Black Sabbath, que aconteceu em 1968 num clube pequeno na Inglaterra. Outro ícone do rock que tem o que comemorar nesta data é a banda Rolling Stones, que dia 13 de julho de 1963 fizeram a sua primeira apresentação fora de Londres, abrindo um show para os The Hollies. Também foi no Dia Mundial do Rock de 1969 que os eternos Beatles tiveram a música “The Balled Of John and Yoko” foi banida de mais de 100 rádios americanas, por ter sido considerada ofensiva pela frase “Christ, you know it ain’t easy” (“Cristo, você sabe que não é fácil”).