terça-feira, maio 7, 2024
HomeEducaçãoDia Mundial da Alfabetização provoca reflexões sobre ensino no Brasil

Dia Mundial da Alfabetização provoca reflexões sobre ensino no Brasil

Dia Mundial da Alfabetização provoca reflexões sobre ensino no Brasil A comemoração do Dia Mundial da Alfabetização no último dia 8 de setembro evocou muitas reflexões sobre a situação da educação no país e os desafios a serem enfrentados. Mesmo com uma redução no número de analfabetos, dados mostram que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer.

Os números do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, apresentado em julho deste ano, revela que, mesmo com a escolaridade média das pessoas tendo melhorado, o processo de inclusão no sistema de ensino não foi satisfatório. A professora de pedagogia da Uniritter, Maria Luiza Moreira, ressalta que o Brasil apresentou políticas públicas importantes no processo de inclusão das crianças na escola. Entretanto, segundo ela, a alfabetização no país continua sendo um desafio.

Os dados do Inaf revelaram ainda que, somente 35% das pessoas que possuem o ensino médio completo são consideradas alfabetizadas plenamente. Quando se fala da educação superior, os dados não melhoram. 38% dos brasileiros que possuem formação de nível superior não têm leitura e escrita consideradas suficiente. A professora alerta que os brasileiros não são leitores e isso é um dos motivos dessa falha na formação.

Conforme Maria Luiza, a leitura se modifica de forma e lugar e as pessoas não acompanham essas alterações porque sentem dificuldades em interpretar os textos que lêem. Ela garante que esse é um déficit das escolas que não conseguiram se adaptar ao novo formato de aluno.

Para comprovar a afirmação da professora de pedagogia, a Pesquisa Retratos da Leitura, mostra que 75% dos cidadãos brasileiros nunca freqüentaram uma biblioteca e 33% deles, afirmaram que não há nada que os motive a usar esse espaço de estudo. Somente 20% dos brasileiros demonstrou interesse pela leitura e considerou atrativa a existência de livros novos. 17% dos entrevistados disseram que freqüentariam uma biblioteca se elas ficassem mais perto de suas casas. Outros 13% avaliados na pesquisa atrelou suas visitas à biblioteca a falta de livros interessantes.

O Inaf é realizado pela organização não governamental Ação Educativo e Instituto Paulo Montenegro.

Estimulo

Para uma tentativa de mudar o cenário da educação no Brasil a pedagoga aponta algumas direções. Segundo ela é preciso desenvolver iniciativas que tornem o ambiente escolar mais atraente. Mantendo os alunos interessados ao que acontece dentro da sala de aula. Acabar com a desatenção dos alunos brasileiros é uma medida que requer ações estratégicas, como correlacionar letra e som e fazer correlações dos materiais apresentados.

Entretanto, esse desafio em melhorar a qualidade de ensino na educação infantil e básica não é somente do Brasil outros países também enfrentam crises. Uma pesquisa do Centro Nacional para Estatísticas da Educação, fita nos Estados Unidos, mostrou que, em média, de um a cada sete americanos (14% da população) têm níveis insuficientes de alfabetização e não são capazes de compreender textos complexos.

Esse ano encerra a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, lançada em 2003 e coordenada pela Unesco. Com o slogan “”Alfabetização como Liberdade”, a ideia é até 2015, o programa Educação Para Todos aumentar em 50% os níveis de analfabetismo

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias