Publicado em: quinta-feira, 08/03/2012

Dia Internacional da Mulher 2012 ganha homenagem do Google

Hoje, dia oito de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e, por isso, o Google presta sua homenagem através de um doodle, versão alternativa para o logotipo do Google em datas especiais como feriados, aniversários e a vida de personalidades.

A proposta de se comemorar a data surgiu em 1910 e no ano seguinte o Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 19 de março, na Dinamarca, Suíça, Alemanha e Áustria, com o objetivo de debater em reuniões e palestras, o papel da mulher na sociedade. Entretanto, somente no ano de 1975, as Organizações das Nações Unidas (ONU) reconheceram a data, através de um decreto que estabeleceu o dia oito de março como data fixa.

Desde então, todos os anos, em vários países, esse dia é celebrado para reconhecer a importância do papel da mulher para a sociedade, além de lembrar toda a história de luta e conquistas como o direito do voto e do trabalho.

O dia oito de março foi o escolhido como o dia Internacional da Mulher em função de uma violenta repressão em uma manifestação que aconteceu em 1857, quando as operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York se reuniram para reivindicar melhores condições de trabalho. Elas foram reprimidas violentamente e trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas.

Já no Brasil, a primeira grande conquista feminina foi em 24 de fevereiro de 1932, data em que foi instituído o direito de voto das mulheres e de poderem ser eleitas para cargos no executivo e legislativo. Um avanço mais recente é a Lei Maria da Penha, decretada em 2006, que aumentou o rigor das punições de agressões às mulheres no âmbito doméstico e familiar.