Publicado em: quarta-feira, 01/05/2013

Dia do Trabalho recebe homenagem do Google

Dia do TrabalhoDia do Trabalho é marcado por várias comemorações no mundo todo

Hoje, 01/05 Dia do Trabalho, quem acessa a página inicial do google vai se deparar com um doodle homenageando os trabalhadores pelo seu dia especial. Em alguns países, o Dia do Trabalho é decretado feriado nacional, enquanto em outros, a data é apenas comemorada.

1º de maio: origem do Dia do Trabalho

Nesta quarta-feira, no dia 1° de maio é comemorado o Dia do Trabalhador, disso tudo mundo sabe – ou quase todo mundo – mas o que poucos sabem é quando começou esse feriado mundial ou o porque se comemora o feriado do Dia do Trabalho. Para você que gosta da história por trás das coisas, neste artigo explicaremos porque é comemorado o Dia do Trabalho e o porque também é comemorado exatamente no dia 01/05.

Tudo começou no ano de 1886, em Chicago nos Estados Unidos, após os trabalhadores cansados de serem explorados pelas industrias eles resolveram se unir, e sair nas ruas para reivindicar os seus direitos. Essa manifestação dos trabalhadores, os trabalhadores requisitavam a redução da jornada de trabalho de treze horas diárias para oito horas por dia. Sendo que no dia 1° de maio teve uma greve generalizada nos Estado Unido, com milhares de trabalhadores participando das manifestações. Dois dias depois, teve mais uma manifestação, porém houve conflito entre os manifestante e policiais, e no dia 4 de maio a manifestação dos trabalhadores foi extrema e uma bomba acabou matando 7 policiais, e com isso os policiais revidaram abrindo fogo contra a multidão, resultando na morte de 12 manifestantes e diversos outros foram feridos. Com tudo isso, no dia 20 de junho de 1889, três anos após as manifestações em Chicago, a segunda Internacional Socialista, resolveu escolher o dia 1° de maio para anualmente se manifestar com o objetivo de interceder pela redução na jornada de trabalho.

Na França, no dia 1° de maio de 1891, ocorreu uma manifestação que foi desfeita pela policia e resultou na morte de mais dez manifestantes. E este manifesto serviu para dar mais um reforço na luta dos direitos dos trabalhadores, sendo que alguns meses depois desse acontecido, em Bruxelas, a Internacional Socialista anunciou o dia 1° de maio como dia internacional das reivindicações dos direitos trabalhistas. E somente em 1919, no dia 23 de abril o governo da França proclamou o dia primeiro de maio como feriado nacional, dia do Trabalho e atendeu os pedidos trabalhistas, reduzindo a jornada de trabalho para oito horas.

O significado do Dia do Trabalho no Brasil

No dia 1° de maio de 1940, o então Presidente da República, Getúlio Vargas com a intenção de proporcionar um salário justo para suprir todas as necessidades básicas do trabalhador como moradia, saúde, alimentação, lazer, educação e vestuário, instituiu o salário mínimo. E uma ano após, no dia 1° de maio de 1941, ainda no mandado de Vargas, foi criado a Justiça do Trabalho, com a intenção de resolver todas as questões relacionadas as condições trabalhistas e aos direitos dos trabalhadores.

Como aproveitar o Feriado do Dia do Trabalho

Como o feriado é nacional, todas as empresas são obrigadas a dar o dia de folga para o funcionário, contudo como o Dia do Trabalho caiu numa quarta-feira, exatamente no meio da semana, então, não é uma boa ideia viajar. Aproveite o dia para descansar e se divertir.