Publicado em: segunda-feira, 25/07/2011

Dia do Amigo comemorado no mês de julho não tem reconhecimento por lei

A cada ano, o mês de julho é marcado por ser quando se comemora o Dia do Amigo. Da mesma maneira como existem datas específicas para a comemoração do Dia das Mães e dos Pais, os amigos também contam com um dia destinado a homenagens e celebrações.Normalmente, a data reservada para demonstrar o afeto pelas pessoas que fazem parte do círculo de amizadas é no 20 de julho.

O reconhecimento da existência do Dia do Amigo é uma instituição internacional, sendo que o primeiro país a determinar por lei a comemoração da data foi a Argentina. No Brasil, o dia oficial para celebrar os amigos é no 18 de abril, mas acaba entrando nas celebrações junto a outros países. Com a iniciativa da Argentina, aos poucos outros países também passaram a reservar esse dia específico para passar mais tempo valorizando seus amigos.

Quem lançou a proposta para o Dia do Amigo foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, sendo que sua inspiração veio da conquista dos Estados Unidos com a chegada do homem à Lua. O argentino defendeu que com a união entre as pessoas, qualquer objetivo poderia ser atingido. Por isso, entende-se a necessidade de incentivar o cultivo das relações positivas entre as pessoas.

Mesmo comemorando o Dia do Amigo em duas datas diferentes, o Brasil ainda não regulamentou por lei a validade desse dia. Ainda assim, conforme as comemorações ganham adesão interna, e a comunidade internacional se mostra favorável ao reconhecimento, fica mais fácil criar oficialmente o Dia do Amigo.