Publicado em: sábado, 12/05/2012

Dia das Mães – Google homenageia as mães com doodle

Dia das Mães homenagem de hoje
Dia das Mães é comemorado hoje com doodle

O maior site de busca do mundo não poderia deixar de homenagear o Dia das Mães neste domingo, dia 13. O Google colocou no ar o doodle que remete às mães brasileiras. De uma forma simples, o Google presta a sua homenagem a pessoa que é a mais importante na vida de qualquer pessoa.

Aqueles que forem fazer suas buscas hoje, irão encontrar algo especial na página principal do site. Isso porque o doodle de hoje é uma homenagem exclusiva para o Dia das Mães. Na página, ao invés de se encontrar o tradicional logotipo da companhia, foi inserido um doodle comemorativo para as mães de todo o país.

Em alguns países da Europa, como Portugal, o doodle já havia sido colocado no ar pelo Google no início do mês, já que nestes países o Dia das Mães é celebrado antes.

História do Dia das Mães

No Brasil, o Dia das Mães passou a ser celebrado em 1932, quando o então Presidente da República, Getúlio Vargas, determinou que o “Dia das Mães” seria sempre o segundo domingo do mês de maio.

Em 1947 o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o Dia das Mães passasse também a integrar o calendário da Igreja Católica no Brasil. Frequentemente o Google usa os doodles para enfatizar datas importantes ou prestar homenagens a pessoas famosas. A logomarca do site normalmente aparece vinculada a imagens relevantes, relacionadas ao tema a ser destacado.

O Doodle desenvolvido pelo Google é uma maneira da empresa “brincar” com seus usuários, informar e também homenagear datas importantes para o mundo. Ao mudar o logotipo tradicional da empresa por algo que lembre a data que se está comemorando, o Google procura interagir com os internautas que acessam o site e também deixá-los informados sobre as principais datas do calendário.

O primeiro doodle foi criado em 1998, com o objetivo de informar seus funcionários de que o Google estava participando do Burning Man. A brincadeira deu certo e, atualmente, mais de 700 doodles já foram criados em todo o mundo, fora os mais de 300 desenvolvidos para os norte-americanos.