Publicado em: domingo, 13/05/2012

Dia das Mães é hoje! Confira as homenagens

Dia das Mães homenagem de hoje
Feliz Dia da Mães!

No dia de hoje (13), a página inicial do buscador Google é em homenagem ao Dia das Mães. Celebrada sempre no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães ganhou um doodle para lá de especial. Os doodles são os recursos usados pelo site para modificar seu logotipo, dando lugar a uma ilustração ou até mesmo animação que faça referência a alguma marca histórica, aniversário de personalidades, datas comemorativas, entre outros.

O Dia das Mães foi criado no início do século XX, quando uma moça dos Estados Unidos, chamada Annie Jarvis, entrou em depressão profunda depois de perder a sua mãe. Algumas amigas ficaram preocupadas com o sofrimento da jovem e, na tentativa de animá-la, tiveram a idéia de eternizar a memória da mãe de Anny através de uma grande festa.

Anny decidiu então que a festa seria estendida para todas as mães, estivessem elas vivas ou já terem falecido. Pouco tempo depois a comemoração do Dia das Mães se espalhou por todo o estados Unidos, sendo oficializada em 1914 pelo então presidente Woodrow Wilson.

Contudo, há registros mais antigos a respeito de homenagens às mães. O mais antigo deles é na Grécia antiga, quando no início da primavera celebrava-se a honra de Reia, a chamada Mãe dos deuses. Já no século XVII, a Inglaterra passou a dedicar o quarto domingo do período da Quaresma às mães das operárias inglesas e nesse dia os trabalhadores ganham folga para ficar com suas mães.

No Brasil a data foi oficializada em 1932 por Getúlio Vargas. Em 1947 o Cardeal-Arcebispo da cidade do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que esse dia fosse incluído também como parte do calendário oficial da Igreja Católica.