Publicado em: sexta-feira, 12/10/2012

Dia das Crianças recebe homenagem do Google

Dia das criancas no googleO Dia das Crianças é comemorado hoje, sexta-feira, 12 de outubro. Como não poderia deixar de ser, o Google, que é o site de buscas mais utilizado por internautas do mundo todo, resolveu prestar uma homenagem para a data com um doodle, que está sendo veiculado na sua página inicial. Dessa forma, quem acessa o site hoje poderá conferir uma ação especial que o Google criou para a página de abertura do buscador. O doodle da empresa, o logo da marca que aparece na página, foi redesenhado por conta do Dia das Crianças. No ano passado o buscador também realizou a mesma forma de homenagem ao Dia das Crianças, transformando as letras do logotipo em uma animação com bonecos de argila, relembrando um antigo desenho animado da década de 60. Além do Dia das Crianças, a data marca também o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Normalmente, as crianças ganham muitos presentes nesse dia. No entanto, há diversas campanhas em todo o nosso país para que seja tirado o consumismo como foco do dia das crianças, já que assim desde cedo estamos incentivando as crianças a também serem consumistas, levando em consideração que a cada ano que passa os presentes para os baixinhos estão ficando cada vez mais tecnológicos e também muito mais caros.

Dia das Criancas recebe homenagem
Dia das Crianças de 3 anos atrás – homenagem do Google

Vale lembrar que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro somente no Brasil. Existe uma outra data em que os países do mundo todo comemoram o dia das crianças também, que é o dia 20 de novembro, mas a ocasião não é muito conhecida em território brasileiro.

No dia das crianças é preciso que os pais se lembrem de deixar claro para os seus filhos de que o mais importante neste dia é comemorar o fato de ser criança, de poder brincar, aprender e crescer com saúde e qualidade. Até mesmo por isso, os pais devem aproveitar o dia para passarem mais tempo ao lado das crianças, levando em consideração que quase ninguém precisa trabalhar neste dia.

homenagem de Dia das Crianças do google
Doodle de Dia das Crianças da Turquia de 2012

Vale lembrar que o dia 12 de outubro é feriado em todo o território brasileiro. Isso porque neste mesmo dia, além do Dia das Crianças, é comemorado o dia de Nossa Senhora da Aparecida, que é a padroeira do nosso país. Apesar de o Brasil se definir como um estado laico, ou seja, sem nenhum religião, todo o seu calendário possui feriados que são referentes a datas religiosas.

Doodles do Google

Os doodles na página inicial do Google são planejados para exibição em várias partes do mundo, deixando a pesquisa mais divertida para o usuário. Quando estas alterações no logo foram criadas, não era o planjeado que eles se tornassem tão populares para os internautas, que hoje em dia já aguardam ansiosos pelas novas artes e animações.

Periodicamente, o Google tira do ar a sua tradicional logo para veicular em seu lugar um doodle, que é uma figura que pode ser interativa ou não. Esse doodle remete ao fato ou pessoa que está sendo lembrado ou comemorado no dia e ainda assim também traz alguns elementos que remetem a marca original do Google.

Geralmente, os doodles feitos pelo Google homenageiam alguma data que seja relevante para os países de todo o mundo ou então para uma determinada localidade. Há casos também em que os doodles do Google prestam uma homenagem para alguma personalidade mundial que já não está mais entre nós, mas que teve importantes contribuições para a sociedade de um modo geral.

Dia das criancas no google
Dia das Crianças também foi homenageado no mundo todo

A única vez em que os doodles do Google foram diários foi durante os jogos olímpicos de Londres de 2012, que aconteceram na Inglaterra em julho deste ano. Nesta ocasião, todos os dias tinha um novo doodle na página inicial do Google, que prestava uma homenagem a uma das dezenas de modalidades esportivas que foram praticadas durante o evento esportivo, que é um dos mais importantes do mundo todo.

A mudança no visual do logotipo do Google com a proposta de celebrar o nascimento de personalidades da história, feriados, aniversários de vida e morte de artistas famosos e outras datas marcantes. Foi assim que o doodle surgiu. Os doodles celebram desde o primeiro dia da primavera, como também aniversário de 50 anos de descoberta do DNA.

Diferente do formato de outras empresas, brincar com o logotipo corporativo e redesenhá-lo é algo já rotineiro. Além de servir como uma forma divertida de celebrar as comemorações em diferentes partes do mundo, a criação dos doodles também funciona como uma forma de expor e evidenciar a personalidade criativa e inovadora da empresa.

O conceito de doodle se originou em 1999, quando os fundadores do motor de busca, os estudantes Larry e Sergey, resolveram brincar com o logotipo, de alguma forma que a participação da empresa no festival de contracultura Burning Man, no deserto de Nevada. Eles apenas colocaram um desenho simples de uma pessoa atrás da letra “o”, deixando subentendido de uma forma divertida que os fundadores estariam fora do escritório na ocasião.

doodle homenageando as crianças
Doodle em comemoração ao Dia das Crianças

Regularmente, um grupo de trabalhadores da empresa se reúne para decidir quais serão as datas que contarão com um doodle especial para sua celebração. As ideias surgem a partir de várias fontes, que podem ser até mesmo dos próprios usuários.

Mesmo que muito simples, os usuários receberam com muita simpatia a proposta da empresa de modificar o logotipo corporativo. Em todo o mundo, já são mais de mil modelos diferentes de doodles desenvolvidos, considerando mais de 300 somente nos Estados Unidos, enquanto que os outros 700 restantes seriam no restante do mundo.