Publicado em: terça-feira, 05/03/2013

Dez cidades brasileiras passaram por novas eleições neste domingo

Dez cidades brasileiras passam por novas eleições neste domingoNeste domingo, dia 3 de março, dez cidades brasileiras passaram por uma nova eleição. Isso porque os candidatos que foram eleitos na eleição municipal ocorrida em outubro tiveram os seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral. Além desses dez municípios, outros 15 deverão passar novamente por eleições municipais ainda neste mês.

As seguintes cidades estão passando por novas eleições neste domingo: Erechim, no Rio Grande do Sul; Eugênio de Castro, no Rio Grande do Sul; Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul; Tangará, em Santa Catarina, Campo Erê, em Santa Catarina, Balneário Rincão, em Santa Catarina; Bonito, em Mato Grosso do Sul; Camamu, na Bahia, e Criciúma, em Santa Catarina. As informações foram dadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A primeira cidade a precisar de uma nova eleição por conta da invalidade do pleito realizado em outubro do ano passado foi Guarapari, que fica no estado do Espírito Santo. O município passou por uma nova eleição municipal no dia 3 de fevereiro. Quatro candidatos concorreram à eleição. O vencedor, no entanto, foi Orly Gomes, do DEM, que recebeu 43% dos votos válidos, mais de 24.700 votos. Um quarto dos eleitores da cidade não compareceram às urnas na eleição realizada no mês passado.

A agenda das novas eleições municipais é definida pelos tribunais regionais eleitorais, que são responsáveis pela organização dos novos pleitos. As novas eleições vão sendo marcadas de acordo com os processos que vão sendo encerrados.

Por isso, pelo menos nove municípios do estado de São Paulo ainda estão sem prefeito e com a sua situação em aberto. Até que uma nova eleição seja realizada, as cidades estão sendo administradas pelos presidentes da Câmara Municipal. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, este é o caso das cidades de Birigui, Sabino, Alvares Machado, Martinópolis, Itai, Capivari, Osvaldo Cruz, General Salgado e Cananeia.

Enquanto isso, no próximo dia 7 de março, outros municípios também deverão passar por uma nova eleição municipal. São elas: Coronel Macedo, em São Paulo, Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, Fernão, em São Paulo, Sobradinho, no Rio Grande do Sul, Eldorado, em São Paulo, Tucunduva, no Rio Grande do Sul; Pedra Branca do Amapari, no Amapá, Vacaria, no Rio Grande do Sul, Biquinha, São João do Paraíso, Cachoeira Dourada e Diamantina, em Minas Gerais; Muquém do São Francisco, na Bahia, Joaquim Távora, no Paraná.