quarta-feira, abril 24, 2024
HomeBrasilDetran se preocupa com alto número de veículos com documentação vencida

Detran se preocupa com alto número de veículos com documentação vencida

O Detran do Acre está preocupado com a inadimplência de veículos, relacionados a pagamento de taxas obrigatórias para licenciamento anual, como IPVA e seguro obrigatório. Quase metade dos proprietários não quitaram suas dívidas e permanecem trafegando com o documento vencido.

Com isso, o trabalho do Comando Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) tem se intensificado. As blitz foram aumentadas e a rigidez no momento da verificação dos documentos no momento da abordagem também. A abordagem pode resultar na retenção do veículo, multa e sete pontos na carteira.

Além do pagamento dos impostos anuais, o veículo licenciado precisa estar quite com seus débitos, inclusive multas e taxas de prestação de serviço de licenciamento, para poder circular tranquilamente. As taxas são responsáveis pela receita que é revertida em benefícios para a própria população.

50% do valor arrecadado com o pagamento dos IPVAs é repassado ao Estado. A outra metade é enviada ao município, onde o veículo encontra-se licenciado. O valor gerado pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Cia Terrestres (Dpvat) é utilizado para algum eventual pagamento de indenização às vitimas de acidentes de trânsito.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias