Publicado em: sábado, 17/03/2012

Destroços que seriam do tsunami do Japão chegam à costa americana

Diversas boias com palavras em japonês foram encontradas nos últimos meses na costa dos Estados Unidos. Muitos acreditam que estes objetos são resultado do tsunami que devastou o Japão no ano passado. John Anderson costuma limpar as praias quando tem um tempo livre e afirma que já ouviu pessoas dizendo que viram cofres com dinheiro japonês no ar.

O tsunami do dia 11 de março de 2011 varreu grande parte da costa do Japão, causou muita destruição e tirou a vida de milhares de pessoas. Devido à destruição, mais de 20 milhões de toneladas de escombros foram geradas dos barcos, residências e objetos pessoais dos japoneses. Muitos dos destroços são sugados pelo mar, porém é certo que alguns são levados lentamente pelas ondas e estão chegando a costa dos Estados Unidos.

Detritos se deslocam com a ajuda de correntes e ventos

De acordo com as informações captadas pelos computadores da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) e pesquisadores da Universidade do Havaí, os destroços estão sendo trazidos do leste da costa japonesa e se deslocam com a ajuda de ventos e correntes marítimas. Eles afirmam que os detritos irão começar a aparecer no país nesta primavera, e o Canadá também irá receber os destroços em 2013.

A diretora do Programa de Lixo Marinho da NOAA, Nancy Wallace, afirma que a agência acredita que existam poucos destroços flutuando pelo oceano e que eles irão aparecer em pouca quantidade nos próximos anos. Alguns pesquisadores acreditam que a maioria dos destroços nunca irá chegar a costa e devem ficar presos no meio do Oceano Pacífico em uma região conhecida por capturar o lixo.