Publicado em: segunda-feira, 09/08/2010

Desmatamento na Amazônia diminui

O número de quilômetros devastados na floresta amazônica diminuiu nos últimos meses, informou o Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o governo federal, em um ano, a área desmatada na Amazônia sofreu redução de 49%. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a região amazônica teve mais de 1800 quilômetros quadrados de devastação.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que em comparação a junho do ano passado, a redução foi ainda maior. Segundo o levantamento feito pelo Inpe, no mesmo período do ano passado foram registrados 578 quilômetros quadrados, enquanto que em junho deste ano o deflorestamento ficou na casa de 274 quilômetros quadrados.

O estado que registra o maior índice de desmatamento é o Pará, e o município de Novo Progresso, líder em áreas desmatadas, também apresentou redução de 2009 até hoje. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, não apenas os grandes latifúndios têm colaborado com a devastação na Amazônia, mas também pequenas propriedades vêm apresentando este tipo de problema.