Publicado em: quarta-feira, 31/08/2011

Designer da Mozilla publica informações sobre Firefox para tablets em seu blog pessoal

O designer da Fundação Mozilla, Ian Barlow, empresa responsável pelo desenvolvimento do navegador Firefox, publicou no seu blog pessoal informações sobre a versão do navegador que está em desenvolvimento para tablets. Até o momento não há previsões de quando será lançado o produto, mas o designer mostra algumas das características já garantidas. De acordo com o funcionário da empresa, a versão para tablets foi pensada com base no programa para smartphones, mas será mais eficiente por ter mais espaço para visualizar o conteúdo.

As imagens publicadas no blog de Barlow mostram o funcionamento do navegador no sistema operacional Android 3.0, desenvolvido pela empresa Google, principal rival da Apple neste segmento. De acordo com o texto de Barlow, o design do tema das abas garante um ar minimalista. Mas, como o produto é um Firefox, algumas características tradicionais do navegador são reproduzidas para manter o aspecto conhecido. O designer cita o botão do Firefox e o formato das abas.

Além disso, Barlow mostra o recurso chamado de ‘Awesomebar’, o qual permite acessar o histórico, páginas favoritas, atividade do desktop, a partir de um mesmo ponto de partida. A mesma barra contém todas as informações relativas ao acesso do usuário pelo seu tablet e a navegação fica mais rápida e prática.

Com relação às abas propriamente ditas, o designer explica que, ao contrário do que foi feito com os smartphones, a tela mais espaçosa do tablet permitiu recuperar alguns recursos que auxiliam durante a navegação. Um dos diferenciais é a sequência de abas em uma coluna lateral.