Publicado em: quinta-feira, 23/07/2009

Desemprego tem a menor taxa desde dezembro

Junho registrou a terceira queda mensal consecutiva na taxa de desemprego do Brasil, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi realizado pelo Instituto em seis regiões metropolitanas do país.

Esse é o menor índice de desemprego desde dezembro do ano passado, que registrou 6,8%. Junho ficou com a taxa em 8,1%, enquanto que no mês anterior o desemprego havia ficado em 8,8%.

Após subir nos meses de janeiro e fevereiro, marcando 8,2 e 8,5%, respectivamente, a taxa de desemprego atingiu o maior número já registrado no ano em março, com 9%. Desde então, o número de desempregados vem sofrendo uma queda representada nas taxas dos últimos três meses. Em comparação com junho do ano passado, a taxa se mantém quase a mesma, já que naquela ocasião, o número de desempregados foi de 7,9%.

Segundo o IBGE, de maio para junho houve estabilidade de número de empregos com e sem carteira assinada em diversos setores. Entretanto, houve um aumento de 4,1% no número de empregos ofertados entre militares e funcionários púbicos estatuários. Na comparação com meses de junho anteriores, educação, saúde e administração pública tiveram alta de 4,6%, enquanto os empregos gerados pela indústria de extração e de transformação sofreram queda de 5% nessa mesma comparação.