Publicado em: segunda-feira, 20/01/2014

Desconto no pagamento do IPVA com placa final 6 termina hoje

Desconto no pagamento do IPVAOs proprietários de veículos de São Paulo que tem a placa com final 6 têm até hoje para pagarem com desconto o IPVA deste ano. O desconto é de 3%, em cota única. Amanhã, o calendário do IPVA continua para automóveis com placas de final 7, e assim segue até a próxima sexta-feira, quando termina o prazo para o pagamento com desconto.

Na última semana, os donos de veículos de placas com final de 1 a 5 puderam realizar o pagamento do IPVA com desconto. No próximo mês, entre os dias 13 e 26, termina o prazo para o pagamento em cora única ou da segunda parcela, mas sem desconto. Já entre os dias 13 a 26 de março, termina o prazo para quitar a última das três parcelas.

Quem realiza o pagamento com desconto leva vantagem, pois, os 3% são equivalentes a juros de 3,1% da rentabilidade que não foi obtida durante um mês em nenhuma aplicação.

ATENÇÃO – Os motoristas devem evitar pagar em atraso, posia há multa de 0,33% ao dia, com limite a 21% depois de passados 61 dias, além de juros aplicados pela taxa básica de juros, a Selic.

O contribuinte deve ir a uma agência bancária para realizar o pagamento e fazer o recolhimento no caixa. Para isso, ele deve estar com o número do Renavam. Outro opção é fazer o pagamento nos terminais de autoatendimento, pela internet ou ainda nos outros meios oferecidos pelos bancos. Aqueles que não receberam o aviso não precisam se preocupar, basta levar o número do Renavam para fazer o pagamento.

Os motoristas que não realizarem o pagamento do IPVA não podem fazer a licenciatura, além disso, correm o risco de ter o carro apreendido a qualquer momento pela polícia. Se isso ocorrer, ele deverá pagar o IPVA, os juros e as multas aplicadas.