Publicado em: sexta-feira, 21/08/2009

Descoberto supostos esconderijos do ETA na França

A polícia da França descobriu nesta quinta-feira (20) um suposto esconderijo pertencente ao grupo separatista basco ETA. De acordo com a promotoria de Paris, as informações fornecidas por autoridades espanholas possibilitaram a operação. No local foram encontradas armas e explosivos.

Nesta sexta-feira (21) a polícia francesa encontrou mais dois novos esconderijos que também pertenceriam ao ETA no sudeste do país, igualmente repleto de armas, munição e explosivos. Desde o começo da operação policial no país, que já deteve três pessoas responsáveis pela logística da ETA, foram encontrados cinco esconderijos como os descobertos nos últimos dias.

Os três detidos na operação estavam em um resort de inverno na França. Entre os presos está Alberto Machain Beraza, que tinha seu nome numa lista de seis pessoas procuradas por supostamente participar do grupo separatista.

Já são três atentados nos últimos dois meses. Para a polícia, esta seria uma tentativa do ETA de mostrar que ainda está na ativa, mesmo após a prisão de vários membros do grupo. Nos últimos 40 anos, o ETA já causou cerca de 800 mrtes em sua campanha pela independência de um estado basco, entre o norte da Espanha e o sul da França.