Publicado em: quarta-feira, 17/10/2012

Descoberto planeta vizinho que é gêmeo á terra

Descoberto planeta vizinho que é gêmeo á terraEsta será provavelmente a notícia que é mais esperada desde que os primeiros planetas de fora do sistema solar foram descobertos na década de 90. Agora foi encontrado um novo planeta que possui praticamente a mesma massa da terra. A grande surpresa é que ele fica ao redor de Alfa Centauri, que é um conjunto estelar que fica mais próximo do sol.

Fala-se conjunto já que se trata de um sistema trinário, que quer dizer com três estrelas. A descoberta, que tem 1,13 da massa da Terra, está em orbita na Alfa Centauri B, que é ligeiramente menor e também mais fria do que nossa estrela-mãe.

A única má notícia é que todo esse mundo que foi recém-descoberto não poderia abrigar vida. Isso quer dizer que ele gira em volta de sua estrela apenas uma vez a cada 3,2 dias (pense que em um ano que dura três dias), ele que está perto de mais do astro. Para compensar, ele coroa uma distância pelos planetas desse sistema que está próximo (4,3 anos-luz de distância).

A descoberta foi feita no limite extremo da tecnologia da busca por mais planetas. Esse estudo foi organizado por Xavier Dumusque, no observatório de Genebra, e integra os esforços do grupo de Michael Mayor, que é o pesquisador responsável pelo descobrimento do primeiro planeta fora do sistema solar que gira em torno de uma estrala que é muito parecida com o sol, no ano de 1995.

O instrumento utilizado que é capaz de detectar tal planeta é o Harps, que foi instalado na cidade de La Silla, no Chile, em um telescópio que tem 3,6 metros e pertence ao Observatório Europeu do Sul. Este dispositivo é capaz de analisar a luz de uma estrela e também de detectar qualquer ligeiro bamboleio gravitacional que ocorra nela, que possa ocorrer pela presença de qualquer planeta perto.