Publicado em: sexta-feira, 11/10/2013

Deputado apresenta projeto para proibir exibição de MMA na TV

Deputado apresenta projeto para proibir exibição de MMA na TVUma acalorada discussão no Congresso Nacional marcou a noite da última terça feira, oito de outubro, por conta de um polêmico projeto apresentado pelo deputado José Mentor, do PT de São Paulo. A proposta resultou em um bate boca entre os outros parlamentares, porque Mentor pretende com o projeto banir a transmissão do MMA, as Artes Marciais Mistas, na televisão brasileira, depois da popularização do esportes com eventos como o UFC e o Bellator.

De acordo com o deputado , a exibição das lutas, que hoje acontece nos canais Esporte Interativo, Combate, SporTV e Rede Globo, seriam mais do um esporte, e sim a divulgação de violência de maneira gratuita. O deputado ainda afirmou que ele não é o único que pensa assim, apesar de ter sido o único na sessão plenária a defender o projeto e este ponto de vista.

Ele afirmou que hoje muitos lutadores de artes marciais, além de até mesmo confederações nacionais de capoeira, taekwondo e judô não reconhecem o MMA como esporte, frisando ainda que profissionais como médicos, psicólogos e pedagogos também apresentam esta mesma posição. Já Rafael Favetti, o jurista e presidente da Comissão Atlética Brasileira de MMA, afirmou que qualquer tipo de proibição de exibição do esporte no país vai se configurar como censura, porque a transmissão esportiva, tanto do MMA como de qualquer outro deles, serve hoje para promover a cultura de paz, frisando ainda que se um dia a transmissão na televisão for proibido, será o fim da modalidade, porque as pessoas não saberão distinguir o verdadeiro MMA, que apresenta regras e atletas profissionais, diferente de uma luta disputada na rua.

Acelino Popó Freitas, o ex-campeão mundial de boxe e atualmente deputado, afirmou que o MMA no Brasil precisa ainda de regulamentação. Ele destacou ainda que quer trazer atletas amadores para o Bolsa Atleta, de forma que as pessoas possam mudar suas vidas através da prática de uma modalidade, que poderia ser o MMA, um dos esportes que mais cresce no Brasil.

Hoje em dia, a Rede Globo é uma das emissoras que tem dado mais visibilidade ao MMA, com a transmissão e ainda a promoção das principais lutas do UFC, o maior evento da modalidade.