Publicado em: sábado, 24/03/2012

Depois de panes, linha 9 da CPTM irá passar por obras aos domingos

A linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), irá fechar a partir deste domingo (25) para a realização obras, que se repetirão ao longo de nove domingos consecutivos. A decisão foi tomada pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), após uma pane que atingiu cerca de 30 mil passageiros, na manhã de 14 de março, que utilizam a linha. Neste mesmo dia, mais duas panes também ocorreram no sistema de trens do Metrô, sendo nas linhas 1-azul e 3-vermelha, e afetando 165 mil usuários.

Através de uma nota, a CPTM declarou que o fechamento visa “agilizar a execução do plano de investimento das obras de modernização em curso”, já que, até então, elas estavam sendo feitas somente durante a noite, entre 00h30 e 3h30, e em finais de semana. “A necessidade de interromper, temporariamente, a prestação de serviço nessa linha aos domingos não se refere aos trabalhos de manutenção corretiva e preventiva, os quais são realizados diariamente, durante a madrugada e, quando necessário, em qualquer hora do dia ou da noite”, afirmou o comunicado.

A linha 9 estaria sobrecarregada por causa de um incremento de 49% no volume de usuários, que aconteceu nos últimos 12 meses, principalmente devido à integração com a linha 4-amarela do metrô. A ligação entre os dois sistemas é realizada através da estação Pinheiros, inaugurada ano passado.

Todos os dias, a linha 9-esmeralda recebe por volta de 500 mil usuários, equivalente a um sexto dos 3 milhões que são transportados diariamente pela CPTM.