Publicado em: quarta-feira, 26/10/2011

Dentistas paraenses paralisam atendimento nesta semana

Os cirurgiões-dentistas do estado do Paraná decidiram paralisar o atendimento a todos os usuários que fazem uso dos planos odontológicos no estado. Nesta terça-feira (25), os profissionais comemoram o Da do Cirurgião-Dentista. Dia foi marcada por uma mobilização que busca valorizar a saúde bucal de todos os brasileiros.

“A paralisação é uma forma de protestar contra as operadoras de planos odontológicos que desvalorizam o trabalho do CD e a profissão”, explica o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), José Roberto Cavali. Para ele, a mobilização das atividades também acontece para a “degradação dos valores pagos pelos planos de saúde odontológicos, pela relação conflituosa entre os planos e os profissionais da categoria e pela falta de valorização dos profissionais, procedimento que repercute na qualidade do atendimento à população brasileira”.

O estado conta hoje com 44 mil profissionais que atual junto aos planos na condição de pessoa física. A remuneração por atendimento neste sistema é de R$ 11,20. O valor é cobrado para cerca de 200 procedimentos. Já para os profissionais que atual de forma profissional, a remuneração fica na faixa de R$ 129 para os 4.500 mil procedimentos realizados. Deste valor, o estimado é que 45% do total seja gasto dos assistência.

O estado deve ter na quarta-feira (26) a paralisação dos servidores estaduais, já que na sexta-feira (28) comemora-se o Dia do Servidor. Entre a programação das atividades, está agendada um ato público.