Publicado em: sexta-feira, 16/12/2011

Dengue tipo 4 já está presente em diversos estados do país

A dengue do tipo 4 já está presente em diversas rádios do Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 700 mil casos a doença em todo país. A preocupação das secretarias estudais de saúde é que o vírus do tipo 4 apresente epidemia neste versão.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde do estádio do Rio de Janeiro confirmou a morte de uma menina de 11 anos em São Gonçalo. Ela contraiu a dengue do tipo hemorrágica, considerada como uma das mais graves. O Rio teve uma maior concentração de dengue entre os meses de janeiro e setembro. Já o estado que teve o maior crescimento foi o do Amazonas, com 879% a mais de casos em relação ao ano passado.

A preocupação acerca do tipo 4 é que este é um novo vírus, que teve seu primeiro caso em Roraima, e que já confirmou casos no Rio de janeiro e no interior de São Paulo.

“A pessoa não desenvolve dois episódios de dengue, um seguido do outro. Então, o risco é você adquirir um determinado tipo de vírus, o 1, e alguns meses ou anos depois você desenvolver outro tipo de dengue por outro tipo de vírus. Aí a chance de complicações aumenta ligeiramente”, alertou o médico sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.